Ouro negro: Pela Mudança de comportamento

Somos a iniciativa de comunicação mais popular em Moçambique entretendo e informando milhões de moçambicanos o ano todo, potenciando a mudança de comportamento.

A PCI Media é uma organização sem fins lucrativos premiada, fundada em 1985 e registada em Moçambique, que trabalha na área de Comunicação de Mudança de Comportamento Social combinando o poder da narrativa e da tecnologia para a mudança de comportamentos em todo o mundo. Em parceria com comunidades e organizações locais, produz programas de televisão e rádio com ressonância cultural, meios de comunicação social, e campanhas de comunicação interpessoal para impulsionar a mudança de comportamentos e social. A PCI Media trabalha em mais de 70 países em África, América Latina, Ásia, e América do Norte. Começou a sua história centrada no planeamento familiar e nas questões de saúde sexual e reprodutiva, e o seu nome original era, de facto, ‘Population Communication International’. Desde então, expandiu o seu trabalho para abordar outras questões, incluindo diversas áreas de saúde, justiça social e ambiente.

Em Moçambique, a PCI Media está em actividade desde 2015 e, actualmente, conta com uma equipa de 13 pessoas, incluindo pessoal técnico e criativo e oficiais de campo nas províncias de Nampula e Zambézia. Na área de Comunicação de Mudança de Comportamento Social, os programas da PCI Media Moçambique abordam sobretudo questões de Saúde Publica e Justiça Social, com um enforque especial nos direitos e bem-estar de crianças e adolescentes. A partir de 2022, este foco irá expandir para incluir também a área do Ambiente, numa inciativa a ser implementada em parceria com a WWF Moçambique (World Wild Fund).

Actualmente, a PCI Media está a implementar vários projectos com diversos doadores que, visam a mudança de comportamento.

Campanha 360 da Ouro Negro, financiado pela UNICEF desde 2015, com a produção de radionovelas e programas radiofônicos que abordam várias temáticas relacionadas com saúde, nutrição, gênero, saúde sexual reprodutiva, direitos das crianças, casamentos prematuros, e outros. No seu género, as radionovelas e minidramas são sem dúvida as mais populares produções radiofónicas a nível nacional.

Projecto GTNS (Gender Transformative and Nutrition-Sensitive) – trabalho na área nutrição, género e uniões prematuras, no distrito de Chemba em Sofala, financiado pelo PMA (Programa Mundial de Alimentação).

Projecto Acesso sem Barreiras – trabalho na área de Saúde Sexual e Reprodutiva, implementado em parceria com o ICRH-Moçambique (Centro Internacional de Saúde Reprodutiva) e TV Surdo, nas províncias de Tete e Maputo, financiado pela Flanders Cooperation.

Projecto BETTER – focado na área de educação para crianças da escola primária nas províncias de Cabo Delgado e Niassa, financiado pela CODE Canada e Associação PROGRESSO, em apoio ao Ministério da Educação.

Em todas as suas actividades, a PCI Media trabalha sempre em parceria com o Ministério da Saúde (MISAU).

O que fazemos?

Como fazemos?

Equipa

Parceiros