Ouro negro EM PALCO: TEATRO EM MOÇAMBIQUE

A PCI Media trabalha com teatro comunitário desde 2015 como uma forma de promover a mudança social e comportamental em diferentes províncias de Moçambique.

Ouro Negro em Palco leva as histórias das populares radionovelas Ouro Negro aos palcos comunitários, enriquecidas por um diálogo informado, tornando-se assim numa das iniciativas mais inovadoras do teatro em Moçambique.
As histórias podem ser escolhidas com base numa variedade de temas de interesse, como a saúde materna e infantil,a amamentação exclusiva, a alimentação complementar, a vacinação, o casamento prematuro, o género e muitos outros. As histórias originais do Ouro Negro são interpretadas por grupos de teatro de Moçambique, treinados que adaptam os guiões dramáticos da rádio em espectáculos em língua local.

Após cada espectáculo, os membros do público são convidados para um debate interactivo facilitado pelo grupo de teatro para reflectir sobre as mensagens transmitidas e sobre a aplicabilidade das mesmas nas suas próprias vidas. Neste processo, os membros do público são também convidados a trazer soluções locais e propostas alternativas para as questões abordadas. Para assegurar que os participantes possam falar livremente e partilhar as suas experiências e opiniões, os grupos de teatro utilizam uma metodologia específica aplicada pela PCI Media, segundo a qual as representações são apresentadas a grupos alvos seleccionados e homogéneos (mães grávidas, pais de crianças menores de cinco anos, homens, professores, raparigas e rapazes adolescentes, líderes religiosos e comunitários), de não mais de 50 pessoas, para assegurar a plena interacção e participação. Esta metodologia é partilhada com os grupos de teatro no workshop inicial formação e depois monitorada pela equipa da PCI Media ao longo de todo o processo.

Os espectáculos teatrais são tipicamente produzidos na comunidade pelo menos uma vez por mês. O espectáculo de 1 hora é dividido em duas partes – a apresentação em palco e um debate posterior sobre as questões levantadas na peça. Enquanto o programa Ouro Negro ao Vivo se concentra na motivação pessoal para a mudança de comportamento, Ouro Negro em Palco concentra-se no debate comunitário e familiar para a promoção de ambientes favoráveis à mudança social e de comportamento. O teatro comunitário é assim um veículo poderoso para levar mensagens de forma criativa a audiências intergeracionais e aumentar os conhecimentos, particularmente em comunidades rurais com menos acesso a informação e meios como rádio, televisão e comunicação social.

Teatro em Moçambique

Radionovelas mais populares nos palcos de teatro em Moçambique

A PCI Media trabalha com grupos de teatro em várias províncias, incluindo Nampula, Zambézia, Sofala, Tete e Maputo que são responsáveis pela adaptação e apresentação das diversas histórias das radionovelas Ouro Negro nas suas comunidades. A PCI Media fornece ainda a estes grupos de teatro em Moçambique ferramentas que os ajudam na sua implementação, como formações, cenários com os logótipos dos doadores e parceiros implementadores para serem utilizados durante as actuações, e telemóveis para permitir uma melhor coordenação e acesso às ferramentas de monitoria e formação à distância, assim como a partilha e aprendizagem entre pares e entre os grupos de teatro. O telemóvel, juntamente com o cartão de memória de 32 GB fornecido, permite ainda ao grupo de tirar fotos e vídeos do espectaculo e do debate a serem partilhadas com a equipa de PCI Media e nos meios de comunicação social.

Ouro Negro em Palco tem vindo a estabelecer um conjunto de parcerias com organizações que trabalham nas províncias e nos distritos, com o objectivo de promover diálogos comunitários, partilhando histórias, informação e ferramentas, com o objectivo de desenvolver este programa, bem como o teatro em Moçambique.

Ouro Negro em Palco em Moçambique
Teatro em Moçambique
Teatro ao vivo em Moçambique

Durante 2020, devido aos desafios e restrições impostas pela pandemia do COVID-19, o trabalho de teatro comunitário foi suspenso e substituído pelo teatro radiofónico. Para saber mais, veja “Ouro Negro em Palco na Rádio”.