RADIONOVELAS Ouro negro

Em Moçambique, a PCI Media tem uma parceria com a UNICEF Moçambique, Rádio Moçambique (RM) e Instituto de Comunicação Social (ICS) que consiste numa iniciativa de comunicação 360 denominada “Ouro Negro”. Esta iniciativa aborda, em radionovelas, várias temáticas cruciais da sociedade moçambicana, incluindo saúde materno-infantil, saúde sexual e reprodutiva, violência de género, nutrição, igualdade de género, primeira infância, prevenção do casamento prematuro e educação, entre outras temáticas que se verifiquem como objecto pertinente de análise.

Radionovelas surgiram em 2015

No coração do Ouro Negro, estão várias radionovelas dramáticas e divertidas. A primeira radionovela com o título “Jambolane” foi lançada em Julho de 2015 e teve um impacto praticamente imediato nas audiências Moçambicanas. Ao longo de seis temporadas, cada episódio chegou às rádios de cerca de dois milhões de pessoas, segundo pesquisas da Intercampus GFK realizadas nos últimos três anos. Tratando-se da radionovela mais antiga do país, e tendo em conta o seu elevado sucesso, a radionovela “Jambolane” está a ser retransmitida a nível nacional, prometendo voltar a encher os corações dos ouvintes.

Actualmente, encontra-se no ar a radionovela “Os InTxunáveis” que se centra na vida de um grupo de alunos do Instituto Politécnico “O Futuro é Hoje” e nos habitantes do Lar “Portem-se bem”. As histórias desta radionovela transmitem as aspirações e lutas que os adolescentes enfrentam no seu dia-a-dia enquanto adolescentes e alunos do instituto.

Jambolane

A primeira radionovela do Ouro Negro conta a história da comunidade de Jambolane e da companhia mineira Cinturão Negro.

Os 254 episódios foram reeditados em 103 histórias fantásticas. Cada história trata um tema principal e dura cerca de 40 minutos. As histórias estão disponíveis em CD e em outras plataformas para serem usadas em grupos de escuta ou por grupos de teatro.

Radionovela Intxunaveis
Radionovela Jambolane

Os intXunáveis

A novela conta a vida de um grupo de estudantes do instituto politécnico O futuro é hoje e habitantes do Lar Portem-se bem, recém construído na vila de Nguva, uma vila de pescadores algures no litoral de Moçambique. Os inTXunáveis está no ar desde Julho de 2018 em 115 estações de rádio a nível nacional.

 

As mensagens incorporadas nas histórias das radionovelas abrangem várias temáticas, que incluem nutrição, saúde, saúde sexual, igualdade de género, educação e outros temas revelantes. As mensagens são criadas através de um processo longo e colaborativo entre vários parceiros, incluindo a UNICEF, PMA e outras agências das Nações Unidas, Ministério da Saúde (MISAU), e várias ONGs, e procuram estimular uma reflexão da actualidade do país e contribuir para o debate, a mudança e o desenvolvimento económico e social da sociedade.

Ao longo de seis temporadas, cada episódio da radionovela Jambolane, chegou às rádios de cerca de dois milhões de pessoas.

Horários de Transmissão

Transmissões da Radionovela Ouro Negro

Para a transmissão das radionovelas, a PCI Media tem uma parceria com mais de 100 estações de rádio a nível nacional, entre as quais se encontram todas as estações provinciais da Rádio Moçambique (RM), estações de rádio do Instituto de Comunicação Social (ICS), Rádios Comunitárias, e algumas Rádios Independentes. Cada rádio transmite as radionovelas quatro vezes por semana, com 1 episodio novo no ar todas as semanas. Todos os episódios das radionovelas estão também disponíveis nos canais digitais do Ouro Negro, nomeadamente Facebook, YouTube, Instagram e na plataforma de podcast Blubrry. Para além de serem publicadas novas histórias nestes canais todas as segundas-feiras, os episódios encontram-se disponíveis para download gratuito por qualquer parceiro no terreno (grupos de teatro, escolas, grupos de ouvintes, Geração Biz, Parlamento Juvenil, etc.) ou para qualquer pessoa que queira fazer o download da história.

A transmissão das radionovelas em Português, através das rádios e das redes socias, torna-as acessíveis a um vasto público-alvo com diferentes níveis de alfabetização, abrangendo tanto as zonas urbanas assim como as zonas rurais mais remotas.

Assinar o Podcast

Escutar as histórias de Ouro Negro é mahala! Para assinar as histórias é necessário um “smartphone” (android, windows ou iPhone) ou um computador (MAC ou Windows) e acesso à internet. Ao assinar o Ouro Negro podcast, recebes uma notificação sempre que estiver disponível uma nova história. Se tiveres um telefone android, sugerimos que descarregues primeiro a aplicação Podcast Addict do Google playstore. Selecciona a assinatura que melhor serve os teus hábitos de escuta. A assinatura é grátis. Descarregar uma história custa cerca de 1 Metical em Megas.

Ouro Negro - O xo na radio
Ouro Negro - O xo na radio
Bert Sonnenschein

O Xô na rádio