SPOTS DE RÁDIO E MINI-DRAMAS

A PCI Media escreve e produz spots radiofónicos e radionovelas baseados nas bem conhecidas personagens das histórias Ouro Negro, que procuram capitalizar a popularidade das radionovelas Jambolane e Os Inxtunáveis. Através de breves diálogos entre as personagens, os spots radiofónicos do Ouro Negro partilham informação-chave de uma forma simples e divertida, através de uma pequena historia ou diálogo. Os spots são escritos e produzidos sobre vários temas e em diferentes línguas e transmitidos diariamente por rádios seleccionadas, várias vezes ao dia.

Do Spot Radiofónico à Radionovela

Muitos anos de campanhas radiofónicas sobre diversos temas e formatos demonstram que uma abordagem de transmissão massificada de spots radiofónicos, transmitindo as mesmas mensagens curtas com muita frequência, cria níveis de recordação mais elevados nas audiências. Níveis mais elevados de recordação conduzem a uma maior consciência, compreensão e, em última instância, a mudanças de atitude e mesmo de práticas. Os spots radiofónicos por si só não têm este efeito, mas quando combinados com outras actividades complementares, como a transmissão de minidramas, programas e debates de radio com a comunidade e teatro radiofónico, a transmissão de spots de alta qualidade em emissoras de grande abrangência, servem como pedra angular de muitas campanhas bem-sucedidas.

Cada spot radiofónico possui a característica de ter um formato que pode ser produzido de forma rápida, simples e de baixo custo. Para além disso, e tendo em conta o formato de spot radiofónico, os mesmos têm o potencial de alcançar diversos tipos de audiências transmitindo, de forma simples e divertida, mensagens-chave junto das audiências. Para além disto, e tendo em conta a sua curta duração, o spot radiofónico apresenta uma frequência relativamente superior a outros tipos de programas, apresentando assim características únicas que o diferenciam de outros formatos.

Para além dos Spots Radiofónicos a Ouro Negro tem vindo a produzir mini dramas sobre temáticas específicas, inspirados nas histórias das radiovelas. Estes mini dramas, geralmente com uma duração de entre cinco a dez minutos, têm como protagonistas as já famosas personagens das radionovelas Ouro Negro que o público já conhece. À semelhança do que acontece com a radionovela, estes mini dramas são partilhados através das plataformas digitais, para além da sua transmissão nas rádios.

 

Mini Dramas Ouro Negro

Caso pretenda usar as personagens das nossas populares radionovelas e o talento da nossa equipa para produzir os seus spots.

 Espera-se que um elevado volume de emissões crie impacto e uma possibilidade muito maior para a audiência de reter as mensagens transmitidas, contribuindo para a mudança de comportamentos na sociedade moçambicana.

As actividades de monitoria e avaliação deste produto, que podem incluir inquéritos, entrevistas e grupos focais, procuram medir o nível de alcance e de compreensão das mensagens-chave por parte do público-alvo, são realizadas de forma regular pela equipa de monitoria e avaliação da PCI Media.

Portfolio de Spots Radiofónicos
Spots de Rádio

Desde 2020, a PCI Media tem trabalhado em parceria com o Ministério da Saúde (MISAU), UNICEF e outros parceiros na produção de vários spots e minidramas com um foco específico no COVID-19, que podem ser acedidos no website do MISAU nos links abaixo:

misau.gov.mz/index.php/material-educativo-audio

content.blubrry.com/ouronegro/1_O_QUE_O_COVID19_FINAL.mp3

content.blubrry.com/ouronegro/2_LAVAGEM_DAS_MAOS_FINAL.mp3

content.blubrry.com/ouronegro/3_DISTANCIAMENTO_SOCIAL_FINAL.mp3

content.blubrry.com/ouronegro/4_EU_FICO_EM_CASA_FINAL.mp3

content.blubrry.com/ouronegro/5_MEDIDAS_PREVEN_O_FINAL.mp3