Equipa ouro negro

Trabalhamos com uma equipa multidisciplinar que nos inspira e possibilita tornar real o sonho de contar histórias que mudam o mundo.

É esta equipa que adapta as nossas histórias aos diferentes meios para que o seu impacto seja significativo e cada vez maior nas pessoas que as ouvem, fazendo crescer a nossa audiência para lá dos ouvintes da Rádio Moçambique e restantes rádios comunitárias do ICS e independentes.

É com uma equipa de especialistas de media e com uma diversificação de meios que desenvolvemos a estratégia Ouro Negro 360, para alargar a sua audiência e a impactar de diferentes formas. Os canais selecionados, os formatos das nossas histórias e como se conseguem adaptar às diferentes situações têm sido a chave do nosso crescente impacto e um desafio constante da nossa equipa.

Uma equipa de especialistas em media…e não só…

Patricia David e Silva Bettencourt

Patricia David e Silva Bettencourt

Coordenadora do País

Patrícia Bettencourt juntou-se à PCI Media como Gestora de Programas da equipa de Maputo em Abril de 2018. Em Maio de 2019, Patrícia passou a Coordenadora da PCI Media em Moçambique, fazendo a gestão e implementação dos programas de Comunicação para a Mudança de Comportamento Social (SBCC) e trabalhando em todas as áreas de Gestão e Coordenação entre a PCI Media Moçambique e Parceiros.

Antes de se juntar à PCI Media, Patrícia foi Coordenadora do Grupo de Parceiros da Saúde (Health Partners Group) em Moçambique durante cinco anos, trabalhou na Agência das Nações Unidas para o Programa Conjunto sobre HIV/SIDA (UNAIDS) durante dois anos, e foi consultora permanente na Austral-COWI durante sete anos na área de Saúde e Desenvolvimento.

Patrícia Bettencourt também é Psicóloga Clínica e de Saúde, tendo concluído um Mestrado (Master of Science) com Distinção em Psicologia da Saúde da Faculdade de Ciências Sociais da Queen Margaret University College em Edimburgo, Escócia, Reino Unido em 2001. Durante 10 anos, trabalhou no Hospital Central de Maputo na Enfermaria de Psiquiatria, no Centro de Reabilitação Psicológica, Infantil e Juvenil (CERPIJ), e no Departamento de Consultas Externas de Psicologia.

Elena Colonna

Elena Colonna

Gestora de Pesquisa, Mensagem, Monitoria e Avalição

Como Gestora de Pesquisa, Mensagens e M&E na PCI Media, Elena assegura que todos os materiais escritos e produzidos são investigados e baseados em evidência. Como investigadora, Elena tem feito uma avaliação formativa acerca das vidas sexuais dos adolescentes e das motivações dos professores do ensino primário para inspirar episódios do programa de rádio Ouro Negro.
Ela conduziu também uma análise de conteúdo sobre histórias de drama para a rádio e programas de rádio em directo e uma investigação de impacto com produtores e ouvintes de rádio. Como gestora de pesquisa, monitoria e avaliação, ela organiza o processo de recolha e análise de dados e prepara apresentações e artigos para partilhar os resultados de monitoria e avaliação acerca da iniciativa Ouro Negro.

Elena concluiu o Doutoramento em Sociologia da Infância na Universidade do Minho em Portugal em 2012. Tem uma vasta experiência profissional como investigadora em assuntos da infância, adolescência, educação e questões de género e é uma perita do ponto de vista da formação em ética e métodos de investigação social e em direitos das crianças e adolescentes.
No seu tempo livre, ela adora ler, caminhar e ouvir música romântica italiana.

Francília Jonaze Zavane

Francília Jonaze Zavane

Guionista

Francília Jonaze Zavane é Guionista na PCI Media Moçambique, trabalhando na organização desde o início do programa Ouro Negro em 2014.

Francília começou por escrever dramas para a rádio profissionalmente em 2008 com a radionovela “Vidas Mascaradas” para a Nweti. Mais tarde escreveu os romances “O Poder” e “Uma só Vida, um só Parceiro” para a Associação Cultural Nkaringana Arte, a pedido das instituições FDC e Helvetas, respectivamente. Actualmente Francília Jonaze Zavane é responsável pela área criativa das radionovelas, minidramas e spots radiofónicos da PCI Media Moçambique.

Além de Guionista, Francília também é actriz, prestando a sua voz a algumas das personagens das suas radionovelas e fazendo a locução de documentários e podcasts.

Valério David

Valério David

Guionista Assistente

Valério David é formado em Ensino das línguas Portuguesa e Inglesa pela Universidade Pedagógica de Maputo. Após ter trabalhado por vários anos como professor de Língua Portuguesa numa escola internacional, juntou-se à PCI Media em Janeiro de 2021 como Guionista Assistente, onde participa na escrita da radionovela “Os InTxunáveis” e de spots radiofónicos.

A sua carreira literária dura há cerca de sete anos, tendo lançado a sua primeira obra literária em 2020. A sua bibliografia inclui ainda obras académicas de investigação linguística, didática, narrativa de ficção e de poesia.

João Luzo Bosse

João Luzo Bosse

Gestor de Rádios

Como Gestor de Rádios, João Luzo Bosse concebe e implementa a capacitação de Produtores das Rádios que trabalham em parceria com a PCI Media Moçambique na co-produção dos seus programas, supervisionando e monitorando igualmente a produção, transmissão e qualidade dos mesmos. Luzo Bosse também negoceia e coordena a transmissão das radionovelas e spots radiofónicos junto dos parceiros de radio da PCI Media Moçambique, como a Radio Moçambique e Instituto de Comunicação Social.

João Luzo Bosse é licenciado com Distinção pela Escola Superior de Jornalismo em Maputo e conta com mais de 16 anos de experiência na concepção, produção e apresentação de programas de rádio no canal nacional da Rádio Moçambique. Dentre os programas por ele produzidos e apresentados, destacam-se os da área de Mudança de Comportamento Social dirigido a adolescentes e jovens, com temáticas relacionadas com a saúde, casamento prematuro, ambiente, migração e justiça social.

Félix Mambucho

Félix Mambucho

Coordenador de Teatro

Félix Mambucho começou a trabalhar com a PCI Media em 2015, tendo coordenando uma intervenção-piloto de Teatro Comunitário em Milange focada em Casamentos Prematuros. Ao longo de 2017 e 2018, Félix Mambucho trabalhou numa segunda intervenção-piloto na mesma área de Casamentos Prematuros nas províncias de Nampula e Zambézia, capacitando os Grupos Comunitários de Teatro a adaptar as histórias da radionovela do Ouro Negro na temática acima para os palcos.

Na qualidade de Coordenador de Teatro, Félix Mambucho assegura que as histórias das radionovelas da PCI Media Moçambique chegam as áreas mais remotas do país, muitas delas sem acesso a quaisquer outros meios de comunicação, nas línguas locais das populações abrangidas.

Félix Mambucho é formado em Teatro pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e possui uma pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Técnica de Moçambique (UDM). Em 2016 e 2017, contribuiu para a criação do curso de Licenciatura em Artes Cénicas na Universidade Pedagógica de Maputo (UP), onde também colaborou como Docente no Curso de teatro.

Hamida Momade

Hamida Momade

Gestora de Projecto

Hamida Momade juntou-se à PCI Media em Fevereiro de 2020 como Gestora de um Projecto financiado pelo Governo do Flanders intitulado “Acesso Sem Barreiras – Uma abordagem inclusiva e de desvio positivo para melhorar os serviços de saúde sexual e reprodutiva e comunicação para os adolescentes nas Províncias de Tete e Maputo”.

Na capacidade de Gestora de Projecto, Hamida Momade gere toda a coordenação, implementação e monitoriza do projecto, incluindo as actividades lideradas pelos parceiros de implementação e os membros do consórcio do projecto, nomeadamente ICRH-Moçambique e TV Surdo.

Antes de se juntar a PCI Media, Hamida trabalhou em programas na área de Direitos e Responsabilização Social, tendo trabalhado durante cinco anos como Oficial Sénior de Programa no programa CEP (Citizens Engagement Program) financiado pelo DFID de 2013 a 2018. De 2008 a 2010 foi Directora Provincial da organização CARE na província de Inhambane onde geriu vários programas de Saúde e Desenvolvimento. De 2000 a 2008, trabalhou na empresa Austral-COWI como consultora em projectos de desenvolvimento.

Hamida Momade é formada em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior Politécnico Universitário (ISPU).

Juvência Mahumana

Juvência Mahumana

Oficial de Pesquisa

Juvência Mahumana é Socióloga, formada pela Universidade Eduardo Mondlane em 2017. Depois da sua formação trabalhou como Assistente de Investigação em várias organizações, das quais se destacam o Centro de Pesquisa sobre Governação e Desenvolvimento (CPGD). Em 2018 trabalhou como enumeradora nos projectos Muva Atitude e Muva Assistente, que tinham como objectivo o empoderamento económico da mulher e desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais dos jovens.

Em 2019 a Juvência juntou-se à equipa de Monitoria e Avaliação no escritório da PCI Media em Moçambique, onde ocupa a posição de Oficial de Pesquisa.

 

 

Bibi Juelma Marcos Gololombe

Bibi Juelma Marcos Gololombe

Oficial de Campo

Bibi Juelma é formada em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Moçambique. Aos 12 anos integrou o Clube de Adolescentes e Jovens da Rádio Moçambique Emissor Provincial de Sofala, onde recebeu formação e trabalhou como Produtora e Apresentadora de programas para adolescentes com temáticas relacionadas com Saúde Sexual e Reprodutiva, Educação e Direitos Humanos. Em 2015 passou a fazer parte integrante da equipa RM em Sofala como Produtora e Apresentadora de programas relacionados com temáticas ligadas ao Empoderamento da Mulher.

Em 2019, fez parte da Girl Move Academy, uma academia de Liderança e Empreendedorismo Social, como aluna e mentora de raparigas do ensino primário e jovens universitárias que vivem em contextos de vulnerabilidade em bairros urbanos de Nampula.

Em Janeiro de 2021, Bibi Juelma juntou-se à PCI Media Moçambique como Oficial de Campo na província de Nampula. Nesta capacidade, Bibi trabalha directamente com os produtores de rádio, grupos de teatro, pontos focais da Coalizão e Mentoras do programa Rapariga BIZ a nível local para assegurar a planificação, implementação e monitoria das actividades a nível provincial.

Inusso Ismael

Inusso Ismael

Oficial de Campo

Inusso Ismael juntou-se à PCI Media Moçambique em Janeiro de 2021, como Oficial de Campo na província da Zambézia. Nesta capacidade, trabalha directamente com os produtores de rádio, grupos de teatro, pontos focais da Coalizão e Mentoras do programa Rapariga BIZ a nível local para assegurar a planificação, implementação e monitoria das actividades a nível provincial.

Inusso Ismael é activista desde 2009, ano em que se formou pela AMODEFA (Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família). Em 2012 foi formado e trabalhou no âmbito do Programa Geração BIZ como Activista de base comunitária em Saúde Sexual e Reprodutiva. Em 2013 juntou-se à Associação Coalizão da Juventude Moçambicana na Zambézia, onde exerceu as funções de Supervisor, Oficial Provincial do Programa Geração MoBIZ, Técnico Informático no Programa Rapariga BIZ, e Supervisor Provincial do Programa SMS BIZ de 2017 a 2020.

Inusso Ismael tem uma Licenciatura em Ensino de Física da Universidade UniLicungo.

 

Emerciana Gaspar Malôa

Emerciana Gaspar Malôa

Gestora Financeira

Emerciana Malôa, é Técnica de Contas com mais de 10 anos de experiência na área Financeira. Juntou-se à PCI Media Moçambique em 2021 como Gestora Financeira. De 2018 a 2020, trabalhou na ChildFund Moçambique como Coordenadora de Administração e Finanças, tendo sido Contabilista Plan International Moçambique de 2010 a 2018 e Contabilista Sénior na Íbis desde 2007.

Como Gestora Financeira na PCI Media, Emerciana Malôa é responsável pela gestão financeira e contabilística da organização em Moçambique, efectuando planificações e orçamentos anuais, monitorias orçamentais, análises financeiras, gestão de subsídios, e processos de auditorias e monitorias em matérias de administração e finanças.

Emerciana Malôa é formada em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de São Tomas em Moçambique.

Ouro Negro

O que fazemos?

Como fazemos?

Parceiros