O que fazemos: Educação em Moçambique

Porque a educação em Moçambique pode mudar vidas…

Diverti-me bastante aquela noite. Bebi um pouco. Talvez um pouco a mais. Quando me apercebi que ela estava grávida, foi quando me arrependi. Não contámos aos nossos pais. Procurámos resolver à nossa maneira.

Um amigo nos indicou uma senhora que nos podia ajudar. Ela queria 1.000 Meticais da antiga família. Não tínhamos esse dinheiro. Fui até à casa do meu irmão. Menti-lhe e dizer que precisava de dinheiro para livros da escola. Ele me deu 500 meticais. Voltámos para a senhora e ela aceitou ajudar-nos. Ela fez o que tinha que fazer e deu nos um remédio para aplicarmos em casa nos dias seguintes.

Depois de uns dias, duas matronas vieram me acordar em casa. A minha namorada estava no hospital. Eu menti e disse que a gravidez não era minha e fugi. Fui ficar em casa do meu irmão. Não ía mais para escola e cada carro que passava eu pensava que era a polícia para me prender. Não aguentei… voltei para casa … a minha namorada estava viva… pedi-lhe desculpas e foi assim que começámos a usar o preservativo.”

Educação em Moçambique, de uma forma muito própria

RADIONOVELAS

Em Moçambique, a PCI Media tem uma parceria com a UNICEF Moçambique, com a Rádio Moçambique, Rádios do Instituto de Comunicação Social (ICS) e Rádios Independentes, que permite a emissão das radionovelas da Ouro Negro no país inteiro. No coração das radionovelas da Ouro Negro está um divertido drama em série em língua portuguesa (acessível a públicos de baixa alfabetização) que atinge públicos-alvo urbanos e rurais, com o objectivo de mudar comportamentos na sociedade e assim contribuir para a educação em Moçambique.

A primeira e popular radionovela da Ouro Negro foi a “Jambolane”, que completou no total seis temporadas durante um período de três anos. É o drama radiofónico mais longo do país, com até dois milhões de ouvintes por programa, de acordo com uma pesquisa da Intercampus GKF.

“Os InTxunáveis” é a segunda radionovela produzida pela Ouro Negro, cuja história central se foca na vida de um grupo de alunos que frequentam o Instituto Politécnico. As histórias baseiam-se nas lutas e ambições que os adolescentes enfrentam enquanto frequentam o Instituto. As mensagens chave variam entre temáticas como a nutrição, saúde, saúde sexual, igualdade de género ou educação e são baseadas no trabalho de campo previamente realizado, e procura-se que permitam a alteração de comportamentos da sociedade e dessa forma melhorar o processo de educação em Moçambique. 

As mensagens das radionovelas da Ouro Negro são criadas através de um longo processo de pesquisa, mas sempre em colaboração com vários parceiros da Ouro Negro, como a UNICEF, MISAU e assessores técnicos de agências da ONU e outras ONG’s.

OURO NEGRO AO VIVO

Ouro Negro ao Vivo é um talk-show semanal de 30 minutos, transmitido 42 semanas por ano, num total de 19 línguas locais, através de 39 estações de rádio. Os programas são transmitidos uma vez por semana em cada uma das estações radiofónicas e os episódios são falados na língua local da zona. Ao longo do episódio, os convidados expõem as suas experiências, lições de vida e as motivações pessoais que os levaram à mudança de determinado comportamento.

Todas as histórias são contadas na primeira pessoa e seguem o mesmo formato: Isto é o que me aconteceu, foi assim que lidei com isso, foi isto que aprendi e agora vivo assim.

Este formato tem-se mostrado muito eficaz, uma vez que partilha as motivações pessoais que contribuíram para a mudança, e que são relevantes e viáveis para outros membros da comunidade, para o público em geral e dão um forte contributo para melhorar a educação em Moçambique.

Conta uma história. Muda o mundo.

OURO NEGRO EM PALCO

Desde 2017 que a PCI Media trabalha com grupos de teatro comunitário, como forma de promover a mudança social e de comportamento, bem como a educação em Moçambique.

Entretenimento em palco
Ouro Negro - Teatro Comunitário

Ouro Negro em Palco é um projecto em que as histórias das radionovelas da Ouro Negro ganham vida e são personificadas por grupos de teatros comunitários. As histórias são seleccionadas com base numa variedade de questões de interesse, como a saúde materna e infantil, que inclui vários sub-temas, como a amamentação exclusiva, alimentação complementar ou vacinação. As histórias originais da Ouro Negro são interpretadas por grupos de teatro locais, treinados, que adaptam os scripts das radionovelas e as transportam para os palcos e em várias línguas locais.

Acções de Educação em Moçambique

No final de cada actuação, os membros da plateia são convidados para um debate dirigido pelo respectivo grupo de teatro, com o objectivo de levar o publico a reflectir sobre as mensagens transmitidas e sobre a sua aplicabilidade nas suas próprias vidas. Neste processo, o publico é também convidado a partilhar soluções e propostas alternativas e adicionais às questões abordadas na peça. Para garantir que os participantes são capazes de se abrirem livremente e partilharem as suas experiências e opiniões, os grupos de teatro utilizam uma metodologia específica desenvolvida pela PCI Media. Esta metodologia envolve um grupo-alvo homogéneo com um limite máximo de 60 pessoas (tendencialmente composto por mães grávidas, pais de crianças com menos de cinco anos, homens, professores, adolescentes e meninos, líderes religiosos e comunitários). As respostas do grupo são recolhidas antes e depois de cada actuação por parte do grupo de teatro. Esta metodologia é ministrada no workshop de formação inicial, sendo permanentemente monitorizada e avaliada pela equipa da Ouro Negro.

Os espetáculos de teatro são normalmente produzidos pelo menos uma vez por mês e a apresentação tem a duração de uma hora dividida em duas partes – a representação em palco e um debate sobre as questões levantadas na peça.

Enquanto Ouro Negro ao Vivo se foca na motivação pessoal para a mudança, o Ouro Negro em Palco foca-se no debate comunitário e familiar promovido em ambientes comunitários. O teatro comunitário é, assim, um poderoso veículo para transmitir, de forma criativa, mensagens-chave para o público intergeracional e aumentar a capacidade de assimilação através da participação, especialmente nas comunidades rurais com menos acesso a tecnologias de comunicação, ou até mesmo à rádio, contribuindo assim para melhorar a educação em Moçambique, especialmente em zonas mais rurais e com menos acesso à informação.

Para a realização da Ouro Negro em Palco, e de forma a garantir um impacto positivo na educação em Moçambique, os grupos de teatro são capacitados numa formação que inclui as seguintes componentes:
◦ Capacitação dos grupos de teatro participantes no diálogo comunitário;
◦ Adaptação personalizada das histórias de Ouro Negro na(s) língua(s) moçambicana(s) escolhida(s);
◦ Monitorização remota e coaching;
◦ Acompanhamento, monitorização e reporte de actividades.

Durante 2020, devido aos desafios e restrições impostas pela pandemia da COVID-19, desviámo-nos do teatro comunitário e substituímos grande parte desse trabalho pelo teatro radiofónico.

OURO NEGRO EM PALCO NA RÁDIO

Tal como acontece com o teatro comunitário, o teatro radiofónico é uma versão adaptada das radionovelas da Ouro Negro, onde são seleccionadas várias temáticas, que posteriormente são adaptadas às línguas moçambicanas pelos grupos de teatro radiofónico.

Programa

Tem uma duração de 30 minutos, onde na primeira parte do programa (15-20 minutos), a peça é apresentada. Na segunda metade, os produtores de rádio realizam uma sessão de debate interactiva e reflexiva com os ouvintes, sendo que esse contacto é realizado através de chamadas telefónicas ou mensagens SMS, através de perguntas já pré-definidas. Isto serve para incentivar o envolvimento do público e receber feedback dos ouvintes. A transmissão dos programas é feita através de canais provinciais de RM, ICS e rádios comunitárias em todo o país.

Produção

O processo de adaptação, produção e a transmissão dos episódios em línguas moçambicanas é monitorizado pela equipa da Ouro Negro. Após cada emissão, os formulários de monitorização são preenchidos pelos produtores de rádio, que avaliam o impacto junto da audiência, conduzem entrevistas telefónicas com os ouvintes, através de um guião já pré-definido cujos resultados são posteriormente analisados pela equipa da Ouro Negro.

Armazenamento

Para além disso, todas as peças produzidas são armazenadas digitalmente no website da Ouro Negro, para que possam ser acedidas, partilhadas e usadas por qualquer parte interessada em ouvir, ou em analisar de que forma o nosso trabalho é um contributo para a melhoria da educação em Moçambique.

SPOTS DE RÁDIO E MINI-DRAMAS

A Ouro Negro também escreve e produz spots de rádio e mini-dramas, que são baseados em histórias e personagens das radionovelas da Ouro Negro. As mensagens são escritas, pré-testadas, produzidas em várias línguas e transmitidas várias vezes ao dia, em rádios seleccionadas.

A elaboração e aplicação de várias campanhas de rádio ao longo dos últimos anos, permitiram-nos identificar que spots de rádio – com mensagens curtas, mas transmitidas várias vezes por dia -, permitem uma penetração muito maior junto do público-alvo. Uma vez que pretendemos contribuir para o desenvolvimento da educação em Moçambique, os spots de rádio demonstram ser uma forma de comunicação eficaz por permitir que o público-alvo interiorize as mensagens chave transmitidas com maior facilidade. Desta forma, aumentam os níveis de consciencialização, compreensão e, em última análise, origina-se a alteração de prácticas e comportamentos.

No entanto, a utilização dos spots radiofónicos podem ter um efeito muito maior, se forem trabalhados de forma holística e agregada. Desta forma, quando combinados com outras iniciativas complementares, os spots radiofónicos assumem um poder persuasivo muito maior. É neste sentido que surgem os mini-dramas – que funcionam como pequenas histórias de 5 a 10 minutos sobre temáticas muito específicas -, que permitem complementar os spots radiofónicos e assim contribuir para um aumento dos níveis de consciência e compreensão das mensagens por parte do público-alvo, que contribuam para o desenvolvimento da educação em Moçambique.

Mini dramas Ouro Negro

CENAS NA REDE

Para além de todas as actividades nas rádios e palcos em Moçambique a Ouro Negro tem também uma presença digital forte que nos permite chegar a uma audiência mais alargada e ter um contacto directo com uma parte do nosso público-alvo mais urbano e com os nossos parceiros de implementação.

O nosso website é o ponto de partida da nossa pegada digital e para além de toda a informação sobre a iniciativa Ouro Negro disponibilizamos conteúdos para o nosso público-alvo, como os episódios e algumas notícias relevantes, bem como para os nossos parceiros onde para além dos episódios disponibilizamos estudos, pesquisas e materiais que os ajudam na implementação das nossas actividades.

Para além do nosso website, disponibilizamos ainda as nossas histórias em formato podcast e no Youtube para que os nossos ouvintes possam ter acesso às nossas radionovelas no formato que lhes for mais conveniente, onde quiserem e quando quiserem.

A nossa pegada digital é completada com a presença nas redes sociais Instagram e Facebook, onde para além da partilha das nossas histórias temos uma comunicação mais directa com o nosso público-alvo quer através de publicação de informação ou criação de debate digital, quer através do ChatBot Lura onde os visitantes poderão ter acesso a mais informações sobre as temáticas abordadas nas nossas actividades num formato sempre interactivo.

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