Radionovelas Moçambicanas

RADIONOVELA

Em Moçambique, a PCI Media tem uma parceria com a UNICEF Moçambique, Rádio Moçambique (RM) e Instituto de Comunicação Social (ICS) que consiste numa iniciativa de comunicação 360 denominada “Ouro Negro”. Esta iniciativa aborda, em radionovelas, várias temáticas cruciais da sociedade moçambicana, incluindo saúde materno-infantil, saúde sexual e reprodutiva, violência de género, nutrição, igualdade de género, primeira infância, prevenção do casamento prematuro e educação, entre outras temáticas que se verifiquem como objecto pertinente de análise.

Radionovelas Moçambicanas
Histórias Ouro Negro ao Vivo

OURO NEGRO AO VIVO

Ouro Negro ao Vivo é um programa radiofónico ao vivo semanal, com uma duração de 30 minutos. É produzido pelas Antenas Provinciais da Rádio de Moçambique em todas as províncias e pelas Rádios Comunitárias do Instituto de Comunicação Social (ICS), e outras Rádios Independentes, em Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala e Província de Maputo.

Com o objectivo de levar as histórias de Moçambique à comunidade de forma regular, Ouro Negro ao Vivo é transmitido durante 42 semanas por ano e produzido em 19 línguas nacionais. Isto permite que as histórias do Ouro Negro ao Vivo se aproximem mais das comunidades e criem um elo de ligação mais forte com as mesmas.

Teatro Comunitário em Moçambique

OURO NEGRO EM PALCO

A PCI Media trabalha com teatro comunitário desde 2015 como uma forma de promover a mudança social e comportamental em diferentes províncias de Moçambique.

Ouro Negro em Palco leva as histórias das populares radionovelas Ouro Negro aos palcos comunitários, enriquecidas por um diálogo informado, tornando-se assim numa das iniciativas mais inovadoras do teatro em Moçambique.
As histórias podem ser escolhidas com base numa variedade de temas de interesse, como a saúde materna e infantil,a amamentação exclusiva, a alimentação complementar, a vacinação, o casamento prematuro, o género e muitos outros. As histórias originais do Ouro Negro são interpretadas por grupos de teatro de Moçambique, treinados que adaptam os guiões dramáticos da rádio em espectáculos em língua local.

Teatro Comunitário em Moçambique
Teatro Radiofonico

OURO NEGRO EM PALCO NA RÁDIO

Ouro Negro em Palco na Rádio é um programa em formato de teatro radiofónico, composto por uma peça de teatro que é gravada e posteriormente transmitida na rádio (enquanto as peças de Ouro Negro em Palco são apresentadas ao vivo nas comunidades seleccionadas).

Tal como o teatro comunitário, o teatro radiofónico é uma versão em língua local das radionovelas Ouro Negro, em que histórias seleccionadas em torno de certos temas são adaptadas para as línguas moçambicanas por grupos de teatro radiofónico e transmitidas e debatidas em programas de rádio de 30 minutos intitulados Ouro Negro em Palco na Rádio.

Ouro Negro da Malta

OURO NEGRO DA MALTA

Ouro Negro da Malta é um programa de rádio produzido por adolescentes que visa aumentar a discussão e a compreensão entre adolescentes e jovens sobre os temas abordados nas radionovelas Ouro Negro.

Enquanto que as radionovelas são ficção, o programa com formato talk show traz ao estúdio, a realidade dos adolescentes, em particular, e ouvintes, em geral. No programa, os adolescentes falam sobre o que sabem, o que pensam, como vivem as suas vidas, e tomam decisões sobre as várias temáticas e questões abordadas nas histórias das radionovelas.

Ouro Negro da Malta
Spot Radiofónico

SPOTS RADIOFÓNICOS E MINI-DRAMAS

A PCI Media escreve e produz spots radiofónicos e radionovelas baseados nas bem conhecidas personagens das histórias Ouro Negro, que procuram capitalizar a popularidade das radionovelas Jambolane e Os Inxtunáveis. Através de breves diálogos entre as personagens, os spots radiofónicos do Ouro Negro partilham informação-chave de uma forma simples e divertida, através de uma pequena historia ou diálogo. Os spots são escritos e produzidos sobre vários temas e em diferentes línguas e transmitidos diariamente por rádios seleccionadas, várias vezes ao dia.

Radionovela Podcast

CENAS NA REDE

“Cenas na Rede” é toda a estratégia de comunicação digital da Ouro Negro, tendo em conta os seus eixos de comunicação, trabalhados de forma integrada entre si. Com um posicionamento diferenciador e estratégico em cada rede social na qual se encontra presente, Ouro Negro trabalha os seus conteúdos de forma dinâmica, procurando desta forma interagir com o seu público-alvo de forma variada, mas sempre englobada numa lógica de comunicação holística.

Radionovela Podcast