OURO NEGRO EM PALCO NA RÁDIO: TEATRO RADIOFÓNICO

Ouro Negro em Palco na Rádio é um programa em formato de teatro radiofónico, composto por uma peça de teatro que é gravada e posteriormente transmitida na rádio (enquanto as peças de Ouro Negro em Palco são apresentadas ao vivo nas comunidades seleccionadas).

Teatro Radiofónico conta as histórias do Ouro Negro nas línguas locais

Tal como o teatro comunitário, o teatro radiofónico é uma versão em língua local das radionovelas Ouro Negro, em que histórias seleccionadas em torno de certos temas são adaptadas para as línguas moçambicanas por grupos de teatro radiofónico e transmitidas e debatidas em programas de rádio de 30 minutos intitulados Ouro Negro em Palco na Rádio.

Na primeira parte do programa (15-20 minutos), a peça é apresentada. Na segunda parte (10 minutos), os produtores de rádio conduzem uma sessão de debate interactiva e reflexiva com os ouvintes através de chamadas telefónicas e mensagens SMS dos ouvintes à radio. Os produtores radiofónicos colocam perguntas e questões para envolver a audiência, encorajar a sua participação e receber o feedback dos ouvintes acerca das histórias apresentadas.

A transmissão do teatro radiofónico é feita através dos canais provinciais da Radio Moçambique (RM), assim como através estações de rádio comunitárias do ICS e independentes, a nível nacional.

Ouro Negro em Palco na Rádio

Procurando, de certa forma, desenvolver o teatro radiofónico em Moçambique, o objectivo do Ouro Negro em Palco na Rádio, é mais uma modalidade tradicional e, ao mesmo tempo inovadora, de levar aquilo que são as personagens, dilemas, opções de vida ou receios de cada uma das histórias da radionovela, a diferentes audiências e em diversos canais, que sejam compatíveis com os meios existentes no terreno e as características de cada comunidade.

Equipa de Monitoria e Avaliação

A equipa de monitoria e avaliação da PCI Media acompanha o processo de adaptação, produção e transmissão dos episódios em línguas moçambicanas. Após cada emissão, os produtores de rádio preenchem formulários de monitoria que visam recolher informações sobre os programas produzidos e também conduzem entrevistas telefónicas com os ouvintes para avaliar a apreciação do programa e o seu impacto na vida dos ouvintes. Todas as peças de teatro radiofónico produzidas são carregadas no SoundCloud e estão disponíveis para escuta, download e partilha, de forma gratuita, por parte de todos os interessados.

Neste momento, no âmbito do Ouro Negro em Palco na Rádio, a PCI Media tem parcerias com grupos de teatro radiofónico em Moçambique, nas províncias de Maputo, Sofala, Nampula, Zambézia e Tete e está aberta para novas parcerias.