Como o Fazemos, nas rádios comunitárias e não só?
Inicialmente, Ouro Negro debruçava-se quase única e exclusivamente nas histórias radiofónicas transmitidas através da Rádio Moçambique e das Rádios Comunitárias. Mas esta iniciativa desenvolveu-se de uma simples radionovela, para um programa de comunicação 360º – uma estratégia omni-media centrada nas radionovelas, mas criando um desdobramento a nível de conteúdos, para formatos e medias diferentes, atingindo desta forma audiências variadas, desde adolescentes e jovens até a população mais adulta, tanto em meios urbanos como nas zonas mais rurais e remotas.
Ouro Negro foi assim concebido com o propósito de obter um impacto positivo e mensurável na promoção, essencialmente, dos direitos fundamentais em Moçambique, mas também procura fazer a diferença na área do bem-estar de crianças e adolescentes, assim como das suas famílias e comunidades, alcançadas através de diferentes meios de comunicação: rádio – com destaque para as rádios comunitárias -, palcos comunitários, website, social media (através do Facebook, Instagram e YouTube), entre outros. Desta forma, Ouro Negro comunica de uma forma 360º conseguindo multiplicar a sua exposição, utilizando para isso diferentes meios de comunicação e, consequentemente, alcançando diversos tipos de audiências.
Metodologias de monitoria