Como o Fazemos, nas rádios comunitárias e não só?

Inicialmente, Ouro Negro debruçava-se quase única e exclusivamente nas histórias radiofónicas transmitidas através da Rádio Moçambique e das Rádios Comunitárias. Mas esta iniciativa desenvolveu-se de uma simples radionovela, para um programa de comunicação 360º – uma estratégia omni-media centrada nas radionovelas, mas criando um desdobramento a nível de conteúdos, para formatos e medias diferentes, atingindo desta forma audiências variadas, desde adolescentes e jovens até a população mais adulta, tanto em meios urbanos como nas zonas mais rurais e remotas.

 

Nas rádios comunitárias e no mundo digital

Trabalhando com um conjunto de parceiros estratégicos, a iniciativa Ouro Negro leva as suas histórias para os palcos e para as rádios comunitárias, de norte a sul do país, através das suas radionovelas, dos spots radiofónicos e da produção anual de mais de 2000 programas radiofónicos ao vivo, em mais de 19 línguas nacionais e para o mundo através das suas páginas de Facebook, Instagram e Youtube, do website Ouro Negro e do seu podcast Blubrry

Ouro Negro foi assim concebido com o propósito de obter um impacto positivo e mensurável na promoção, essencialmente, dos direitos fundamentais em Moçambique, mas também procura fazer a diferença na área do bem-estar de crianças e adolescentes, assim como das suas famílias e comunidades, alcançadas através de diferentes meios de comunicação: rádio – com destaque para as rádios comunitárias -, palcos comunitários, website, social media (através do Facebook, Instagram e YouTube), entre outros. Desta forma, Ouro Negro comunica de uma forma 360º conseguindo multiplicar a sua exposição, utilizando para isso diferentes meios de comunicação e, consequentemente, alcançando diversos tipos de audiências.

Metodologias de monitoria

No âmbito da sua estratégia de comunicação Ouro Negro, a PCI Media utiliza uma variedade de instrumentos e metodologias para registar e monitorar regularmente o impacto dos seus programas – quer das radionovelas emitidas na Rádio Moçambique, rádios comunitárias do ICS e independentes -, quer dos restantes intervenções na mudança de comportamento da sociedade moçambicana. Entre estes, destacam-se:

  • Os inquéritos efectuados via SMS aos adolescentes e jovens que são utilizadores da plataforma SMS BIZ
  • Os estudos de audiência e os inquéritos telefónicos efectuados periodicamente
  • As entrevistas telefónicas em profundidade aos ouvintes da radionovela, realizadas pela nossa equipa de Monitoria & Avaliação
  • As entrevistas mensais aos ouvintes da Ouro Negro ao Vivo conduzidas pelos produtores do programa em todo o país
  • A análise e controlo de qualidade dos programas Ouro Negro ao Vivo realizados pela nossa equipa de Monitoria & Avaliação
  • Os dados da página Facebook (e ChatBot), Instagram e YouTube da Ouro Negro

As formas de medir, monitorar e documentar o impacto da Ouro Negro estão em constante actualização, com o intuito de obter dados cada vez mais relevantes e de qualidade.

Pesquisa, monitoria e avaliação

Ouro Negro

O que fazemos?

Equipa

Parceiros