PESQUISAS & RELATÓRIOS: DESENVOLVIMENTO EM MOÇAMBIQUE

Na base de qualquer projecto Ouro Negro, encontra-se um trabalho de investigação desenvolvido pela nossa equipa. Estas pesquisas, realizadas à base de revisões da literatura, entrevistas com informantes-chave, inquéritos, e grupos focais são essenciais para o desenho de novos projectos e fundamental para conhecer as práticas que promovem o desenvolvimento em Moçambique.

Todas as actividades da PCI Media têm uma forte componente de monitoria e avaliação, como forma de aprender e melhorar as actividades durante o processo de implementação e de documentar o impacto do projecto. O plano rigoroso de monitoria e avaliação implementado pela equipa da PCI Media inclui diferentes ferramentas de avaliação qualitativa e quantitativa adequadas para medir o progresso no cumprimento das metas. Dependendo do projecto e dos seus objectivos, estas ferramentas de avaliação podem incluir questionários KAP (conhecimentos, atitudes e práticas,) discussões em grupos focais, entrevistas com ouvintes, registos da participação da audiência em programas de rádio, inquéritos telefónicos e via SMS e outras ferramentas concebidas especificamente para cada intervenção. No País, a PCI Media gere um sistema de monitoria constante muito bem desenvolvido ao longo dos anos com os nossos parceiros de rádio, visando sempre o desenvolvimento em Moçambique, no qual eles reportam semanalmente o resumo da produção dos seus programas em directo, incluindo dados quantitativos e qualitativos das chamadas e interações feitas com os ouvintes dos nossos programas.

Desenvolvimento e Mudança de Comportamento em Moçambique

O desenvolvimento em Moçambique, promovido nas diversas línguas locais

Recentemente, começámos também a utilizar a Resposta Interactiva de Voz (IVR) como um mecanismo de feedback ao vivo e uma ferramenta de avaliação. A IVR é um mecanismo muito rentável para chegar às pessoas e aos nossos ouvintes a nível de todo o país, em diferentes línguas nacionais através de um número acessível gratuitamente, por qualquer pessoa com um simples telemóvel. Este mecanismo, que começámos a implementar em 2020, está a revelar-se muito útil para recolher o feedback da audiência de diferentes cantos do país.

Para mais informações, consulte os documentos abaixo:

Pesquisas

U

Jurei morrer professor

U

Namorar, amar, transar

Relatórios

i

Ouro Negro Radio Listener Report 2021

i

Análise do Feedback da Audiência Ouro Negro 2021