A criar histórias desde 2015
Estações de Rádio
Episódios
Ouvintes
ouro negro
Uma história bem contada é ouvida e devagar tem o potencial para mudar para melhor o mundo em que vivemos. Não acreditamos que temos o poder de mudar o mundo a contar uma única história mas acreditamos que cada mudança começa com uma reflexão, um debate interno entre amigos e familiares, ou ainda um debate a nível comunitário ou da sociedade.
UNICEF Moçambique foi o primeiro e o principal financiador de Ouro Negro e ofereceu também apoio técnico para o seu desenvolvimento desde 2015. PCI Media co-criou e produziu Ouro Negro com o apoio da UNICEF e dos seguintes parceiros: WFP, Flanders, MISAU, RM, ICS, Canada, WWF.
histórias reais
83% dos nossos ouvintes disseram que as radionovelas Ouro Negro os ajudaram a mudar o seu comportamento
90% dos ouvintes do nosso programa Ouro Negro ao Vivo afirmaram terem mudado o seu comportamento por causa do programa
“Através da radionovela reduzi o número de namoradas e comecei a usar o preservativo.”
“Importante que eu digo é que as mulheres já fazem o que não faziam. Depois de escutarem o programa, já sabem como se cuidar… já sabem se este homem querem o bem de mim ou não… o homem deve aconselhar para ir ao hospital, assistir o parto… os outros não fazem isto. Isto agora alguns já fazem… parece brincadeira, mas agora depois de escutar fazem. As mulheres põem os homens a escutar. Homens até reclamam que o programa veio estragar as suas vidas… Mas agora já sabem o que fazer, vão a machamba juntos, ajudam… isto através do Ouro Negro.”
“O meu pensamento sobre a importância da conversa entre família mudou, passei a dar espaço para que cada um tenha sua ideia dentro de casa e permitir que cada um se expresse livremente, passei a conversar abertamente com os filhos acerca de muitos aspectos, sobretudo no que toca a sexualidade.”
“Para mim o que mudou e fiz de diferente, é que eu sou seropositivo e depois de ter escutado este programa comecei a aderir o TARV.”
Os nossos programas
Os nossos programas são concebidos para ter um impacto positivo mensurável na promoção dos direitos e bem-estar de crianças e adolescentes moçambicanos, assim como das suas famílias e comunidades, alcançadas através dos diferentes meios de comunicação: rádio, social media e palcos comunitários.
Últimas
Workshop técnico Intxunáveis 4ª época
Para a produção de histórias da radionovela a equipe da Ouro Negro conta com a colaboração de especialistas, pesquisadores de diversas áreas que partilham os seus conhecimentos sobre as temáticas que a radionovela abordada. Nos dias 4,5 e 6 de Dezembro realizou-se o...
Inovação que melhora a intervenção dos grupos de teatro comunitário
Percebemos desde o iniciou no trabalho feito com o teatro para mobilização social lacunas. Os grupos são recrutados para preencher um espaço que é uma parte na ideia geral. Em muitos dos casos, os grupos não percebem o alcance da sua intervenção. Mas o mesmo grupo de...
Nova Época dos Intxunáveis
Escrita nova época dos Intxunáveis Novas histórias, novos temas… e o divertimento de sempre!Em Novembro de 2018, a equipa criativa de Ouro Negro terminou o processo de escrita da 3ª época dos Intxunáveis. Estas histórias serão gravadas no início dopróximo ano e...