Mais uma história dos InTXunáveis.
A nova radionovela Ouro Negro, foi discutida pelo Grupo Técnico de Referência. Nas reuniões deste grupo, a equipe criativa de Ouro Negro encontra os especialistas das Nações Unidas (UNICEF, PMA e UNFPA), do Governo (MINEDH e MISAU) e da sociedade civil para que juntos analisem e discutam as histórias da radionovela. O papel do grupo é trabalhar de modo a garantir que estas histórias reflictam a realidade moçambicana e que as suas mensagens sejam baseadas em evidências científicas, enquadradas em políticas e prioridades nacionais.
O Grupo Técnico de Referência revisa cada história em três momentos:
– no início, discute-se a ideia geral da história;
– no meio, analisa-se o desenvolvimento da história cena por cena;
– no fim, revisam-se os diálogos que depois irão para a gravação.
Este processo rigoroso de revisão das histórias tem como objectivo produzir histórias divertidas , educativas que promovam os direitos ,o bem-estar das crianças , dos adolescentes moçambicanos, das suas famílias e das suas comunidades.
No dia 16 de Março, especialistas do UNICEF, do PMA e da GAIN (Global Alliance for Improved Nutrition) discutiram com a equipa de Ouro Negro a história “Balão de Pão e Badja” focalizada na promoção de uma alimentação saudável entre as raparigas adolescentes. Beber água tratada, consumir frutas e vegetais e não saltar as refeições foram identificados como os principais comportamentos por se promover na história.
Palavras Chave: GTR, Grupo Técnico de Referência, Especialistas.